sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FOBIA DE STAND UP

Eu sempre fui fã do José Vasconcelos, um pioneiro em stand up no Brasil, bem como amava chico Anísio no teatro e muitos outros que ja partiram dessa vida como Renato Corte Real, Costinha, Golias entre tantos comediantes, stand ou não, mas que me divertiam muito. Trazia sorriso em nossos rostos.
Mas, não quero ficar apenas no saudosismo; por várias vezes saí do show do Jo Soares com dores no maxilar e a alma lavada em gargalhadas e apesar de não me identificar com Tom Cavalcanti, é óbvio que ele é um artista talentosíssimo, não há o que discutir. Já fui ver seu show e me diverti muito.
No entanto....
Ultimamente, tenho tido medo de stand ups, ou standupeiros como muita gente esta chamando, de forma irônica, esses jovens.
Não quero desmerecer nenhum deles, afinal, respeito quem faz sucesso e tem legião de fãs. Não posso desdenhar seus fãs. Respeito a todos em sua opção de vida e carreira. Muitos enfrentam uma luta árdua para conseguir uma vaga na TV ou no teatro. SÃO LUTADORES e eu entendo as dificuldades de um artista.
Mas, tenho medo, muito medo mesmo de encontrar com alguns desses moços do stand up. Eu não entendo esse tipo de humor agressivo. Minha sensibilidade é outra. Aprendi desde cedo a não zoar com pessoas que são diferentes de mim. Fico sem jeito em humilhar quem quer que seja e a maioria dos meus amigos são assim como eu. Não somos bonzinhos nem santos aliás, em mim cabe certinho aquela frase "NUNCA FUI SANTA" porém, apesar disso, eu e meus amigos respeitamos a vida privada dos outros, a liberdade de escolha, essas coisas mais antigas, afinal tenho 54 anos. 
Confesso que não sei lidar com piadas degradantes, comentários estúpidos em post, twiters etc. que extrapolam, ofendem... De fato, não sei mesmo.
QUERO COMPREENDER  qual a satisfação em "enfiar a faca cômica" até o fundo.
Enquanto não compreendo, vou vivendo desse jeito - como dizíamos antigamente - quadrado e, respeitando o gosto de todos e a arte de todos,  mas respeitem também a minha opinião e o meu medo - morro de medo de stand up, pior, tenho fobia. Standupfobia.