Sobre Fé, influencer, dinheiro e autoajuda



 Livros de autoajuda, em geral, tentam conduzir sua vida para a felicidade plena, saúde plena e realização sexual plena.

Essa plenitude é real? É irreal? 
O que somos, segundo a tal Autoajuda? 
Seres imperfeitos que podem se transformar em seres perfeitos. 
Que bom! Encontraram a fonte da juventude e felicidade eterna!
Vendem o Santo Graal da perfeição. 
Somos tudo que quisermos ser. 
Nossa! 

Basta ser otimista, recitar palavras positivas, sorrir e focar em dinheiro.
Ah, e pagar os cursos que, segundo os coachs ou influencers ou seja lá o nome que inventaram e inventarão, devem e têm de ser caros.
Por quê?
Porquê não há preço alto o suficiente para a compra da Felicidade Eterna aqui na Terra.

(Na Idade Média, entre os anos de 1506 a 1626, durante a construção da Basílica de São Pedro, que acabou originando o Estado do Vaticano, ocorreu uma espécie de Auto Ajuda Espiritual; a venda de indulgências. Por algum dinheiro doado pelos fiés ricos e pobres e paupérrimos, comprava - se o perdão de todos os pecados, remotos ou recentes, e, com um pouco mais de dinheiro, adquiria - se um terreno no céu. Certamente, esse céu era reservado para quem podia dar um lance maior, e, no céu vendido pelos sacerdotes,  não entrava pobres nem miseráveis.)

A fé não deveria ser uma arma, mas é. 
A fé ganha milhões. Compra milhões. Vende milhões. 
And the money kept rolling in from every side, 
já dizia Andrew Loyd Weber, mostrando a fé cega em dinheiro. E, 
mais tarde, Miltom Nascimento e Beto Guedes diriam 
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada.

Então, daqui de meu quarto, onde escrevo, ao lado do Dr Sheldon Cooper, meu cão vira lata, ouço uma voz digna de esquizofrenia: heresia! Sem fé não se vive!

- Não discuto com minhas suposições negativas, nem com as positivas, nem com nenhum pensamento invasor. Duvido de meus pensamentos, esqueço deles durante à noite, reflito melhor quando os calo.
Então, se não discuto com meus pensamentos, imagine se iria discutir com os alheios. 
Olho para meu cachorro que dorme sem nenhum peso na consciência.

O pensamento parece uma coisa à toa, mas como a gente voa quando começa a pensar. 
Cantava um triste e lamentoso Lupicínio Rodrigues. Esse voo  singelo lupiciniano  é o voo em busca da felicidade perdida. Melancólico, poético.
Mas, existe um opressor voo do pensamento, que nada tem de poético. É o pensamento repetitivo e incômodo, aquele que vem e vem e nunca vai. Tenta - se esquecer desse pensamento, mas ele volta, volta e repete e repete e quase enlouquece. A Fé pode abafar esse tormentoso e reiterado pensar. Nossas cabeças pensam estar aliviadas, mas é, somente, um desvio de atenção, uma tentativa, eufórica, de felicidade, a inútil busca da mens sana. Se a fé religiosa não responde nem estanca essa enxurrada de pensares e a fim de mostrar um patamar mais alto de sapiência, as hostes recorrem  à auto - ajuda. Correndo atrás de profetas influencers, se lançam em cursos, palestras e colecionam livros comprados nas prateleiras mais altas das livrarias, embora de nichos ao rés do chão de biblioteca e, depois, replicam em frases, supostamente, inteligentes em redes sociais. 

..... Mas, sua vida não muda, a tristeza não sai, a insatisfação cresce, o emprego nem sempre vem. Os sonhos vão se perdendo na rolança do tempo e, no ato final do Teatro Terra, podem ser conformados ou amargurados.... 


Qual a solução?
Eu não sei, mas aceito a vida como uma loucura incompreensível.  E não aceito que a tal Auto Ajuda demente cresça, como um fantasma assustador, dizendo que eu devo pensar em dinheiro na hora de acordar, ne hora de almoçar, na hora de dormir...

Não quero apontar um Jaguar na rua e dizer que é MEU.  Não é meu, é do dono. Nem quero frequentar sessões religiosas onde exijo de Deus o meu quinhãozÃO.

A melhor solução de sua vida não serve pra mim.
A melhor solução da minha vida não serve pra você.
A MELHOR SOLUÇÃO DA VIDA DE OUTROS PODE SER TE ENROLAR.

Não se angustie com tantos "vencedores". Pode ter certeza, eles  não são tão felizes como parecem.

FILOSOFIA DE FILÓSOFOS 
(filósofos filósofos e não qualquer ruminante que pensa ser um.) Pode ajudar e ajuda, sim. 
Mas, pode te despertar e fazer sofrer quando te mostrarem a verdadeira realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário